Categorias
saúde

Ômega 3 e COVID 19

Ômega-3 pode melhorar os resultados clínicos de pacientes criticamente enfermos no estado agudo fase da SDRA. Foto ilustrativa.

Escrito por Isabella Brescia

Os ácidos graxos ômega-3 são ácidos graxos poli-insaturados (PUFAs) que estão disponíveis em abundância na natureza. Dentro da família ômega-3, podemos encontrar o ácido linolênico (LNA) e seus derivados, incluindo o ácido α-linolênico (ALA), o ácido eicosapentaenóico (EPA) e o ácido docosahexaenóico (DHA). Todos os quais são elementos cruciais para as funções de várias células e órgãos, como cérebro, olhos, sistemas cardiovascular e imunológico. Os ácidos graxos ômega-3 pertencem ao grupo de ácidos graxos essenciais e estudos demonstraram que nossos corpos não podem sintetizá-los, portanto, devem ser obtidos na dieta.

Em cerca de 10% dos pacientes infectados com SARS-CoV-2, os sintomas da doença coronavírus-2019 (COVID-19) são complicados com um dano pulmonar grave denominado Síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA), que costuma ser letal. A SDRA está associada principalmente a uma superprodução descontrolada de células imunes e citocinas, chamada de “síndrome da tempestade de citocinas”; aparece 7-15 dias após o início dos sintomas, levando a inflamação sistêmica e falência de múltiplos órgãos. Os PUFAs poderiam ajudar a melhorar a resolução do equilíbrio inflamatório, limitando, portanto, o nível e duração do período inflamatório crítico. Os ômega-3 também podem interagir em diferentes estágios da infecção viral, principalmente na entrada e replicação do vírus. O uso de ômega-3 merece, portanto, ser considerado, com base em estudos clínicos anteriores que sugerem que a suplementação de ômega-3 pode melhorar os resultados clínicos de pacientes criticamente enfermos no estado agudo fase da SDRA.

Nesse contexto, é fundamental lembrar que os níveis de ingestão alimentar de PUFA ômega-3 nos países ocidentais permanecem amplamente abaixo das recomendações atuais, considerando tanto o precursor ômega-3 do ácido α-linolênico (ALA) quanto derivados de cadeia longa, como o ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA). Um status otimizado de PUFAs ômega-3 pode ser útil para prevenir doenças infecciosas, incluindo COVID-19.

Os ácidos graxos ômega-3 têm sido investigados repetidamente desde 1994, quando os benefícios à saúde foram estabelecidos pela primeira vez. Descobriu-se que eles reduzem o risco de trombose em doenças cardiovasculares e podem impactar positivamente em doenças inflamatórias, função cerebral e saúde mental, entre uma infinidade de outros benefícios.  Os ácidos graxos ômega-3 melhoram a função dos macrófagos, secretando citocinas e quimiocinas, promovendo a capacidade de fagocitose e ativando macrófagos. Os ômega-3 também são conhecidos por regular negativamente o Fator Nuclear-κ Beta (NF-κB). O NF-κB é considerado um fator de transcrição envolvido na sinalização celular para iniciar uma resposta inflamatória pelo sistema imunológico inato. O estudo mostra que o óleo de peixe aumenta a resposta antiviral induzindo interferon (IFN), que inibe a replicação viral, portanto, podem ser usados ​​para modular as respostas de citocinas a invasores virais.

Todas as pessoas correm o risco de ser infectadas pelo SARS-CoV-2 se expostas; no entanto, nem todos desenvolvem infecções graves com risco de vida. Pacientes que são mais suscetíveis a desenvolver infecções graves incluem pacientes com comorbidades como diabetes mellitus, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença pulmonar intersticial, insuficiência cardíaca crônica, doenças das artérias coronárias, cardiomiopatias, síndrome metabólica e hipertensão. A faixa etária mais velha (especialmente acima de 85 anos de idade) e com condições médicas subjacentes, como doença renal crônica, doença falciforme, fibrose cística, doenças cerebrovasculares, doenças hepáticas, tabagismo, talassemia, doenças neurológicas como demência e estado imunocomprometido devido ao transplante de órgão sólido, obesidade, uso de esteróides / outras drogas imunomoduladoras, transplante de medula óssea também estão em risco aumentado. Os ômega-3 podem desempenhar um papel no COVID-19, reduzindo os marcadores inflamatórios e diminuindo as complicações.

Os ácidos graxos ômega-3 são suplementos reconhecidamente seguros e raramente causam alguns efeitos adversos leves, como gosto desagradável, mau hálito e alteração no odor corporal, náuseas, vômitos, fezes amolecidas e aumento da frequência das fezes, podem estar associados ao consumo de ácidos graxos ômega-3. Poucos pacientes relatam sintomas leves neurológicos, como tontura e insônia. A combinação de PUFA de cadeia longa, como óleo de peixe, com outros anticoagulantes, como varfarina e aspirina, aumentam o risco de sangramento devido a inibição da agregação plaquetária.

Existem vários benefícios dos ácidos graxos ômega-3 e tomá-lo como suplemento pode estar associado à prevenção da entrada do vírus pela alteração da composição das gorduras na membrana bilipídica das células. Os ômega-3, como DHA e EPA, desempenham seu papel sendo incorporados na membrana celular e afetando a aglomeração de receptores, evitando sinais que ativam NF-κB e ajudam a melhorar as complicações de COVID-19 pela menor produção de mediadores pró-inflamatórios. DHA e EPA são precursores de partículas chamadas resolvinas D e E, que reduzem os mediadores pró-inflamatórios, reduzindo assim o recrutamento de neutrófilos pulmonares, aumentando a apoptose por macrófagos e, subsequentemente, diminuindo a produção de IL-6 bronco-alveolar e, como resultado, diminuindo a inflamação do pulmão.

Vários ensaios clínicos estão sendo conduzidos para investigar o tratamento mais apropriado para SARS-CoV-2. Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, imunomodulatórias e outras várias propriedades benéficas, o ácido graxo ômega-3 pode desempenhar um papel como uma escolha de suplemento durante a pandemia.

Referência Bibliográfica

Hathaway D, Pandav K, Patel M, Riva-Moscoso A, Singh BM, Patel A, Min ZC, Singh-Makkar S, Sana MK, Sanchez-Dopazo R, Desir R, Fahem MMM, Manella S, Rodriguez I, Alvarez A , Abreu R. Omega 3 Fatty Acids and COVID-19: A Comprehensive Review. Infect Chemother. Dezembro de 2020; 52 (4): 478-495. doi: 10.3947 / ic.2020.52.4.478. PMID: 33377319; PMCID: PMC7779984. Weill P, Plissonneau C, Legrand P, Rioux V, Thibault R. May omega-3 fatty acid dietary supplementation help reduce severe complications in Covid-19 patients? Biochimie. 2020 Dec;179:275-280. doi: 10.1016/j.biochi.2020.09.003. Epub 2020 Sep 10. PMID: 32920170; PMCID: PMC7481803.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *